Pois é, já se passaram dois anos desde que pensei e idealizei esse projeto, com tanto carinho.
Olhando para trás, faço uma retrospectiva e percebo que, mesmo depois desse tempo, o propósito continua o mesmo. Ufa que alívio, né?! Isso indica que estou no caminho certo, praticando o que acredito, não só na minha vida pessoal como também no meu trabalho.
Por esse motivo, acho interessante compartilhar um pouco da minha experiência com o Calanchoê, um bebê, nascido na Alemanha, que vem crescendo em meio ao clima tropical do Brasil.
Então, vem comigo!
Como foi o ano de 2019 para o Calanchoê
Posso dizer que 2019 foi um ano desafiador e muito produtivo. Afinal de contas, ser empreendedora não é uma tarefa fácil e exige da gente algumas competências técnicas e comportamentais. Além, é claro, de muita VONTADE de fazer acontecer.
Foi um período de bastante novidades, no qual me vi criativa para pensar em possibilidades, curiosa pra descobrir novos jeitos de fazer, feliz por estar conseguindo colocar a minha cara nos trabalhos e, em alguns momentos, reflexiva por me questionar se “aquela” foi a melhor decisão a tomar.
Ah, eu também me sinto mais madura para lidar com as situações no geral, mesmo porque conto com uma “malinha” incrível de quase 20 anos de experiência, que tem me assessorado muito bem.
Principais direcionamentos para o Calanchoê
Eu gosto muito daquele pensamento que diz que a “nossa xícara de chá nunca deve estar cheia, porque, assim, ela pode transbordar a qualquer momento. O ideal é que ela esteja sempre 1 dedo abaixo da borda para que não transborde.”
Assim é com o nosso conhecimento. Quando olhamos sob a ótica da xícara transbordando, significa que nosso conhecimento está transbordando. Sabemos muito, o que pode nos gerar aquela postura de “sabichão”. Porém, quem consegue olhar sob a ótica da xícara de chá não transbordando, entende que estar sempre buscando conhecimento é saudável e parte da vida e do crescimento humano, demonstra a humildade de estar sempre aprendendo. E eu me identifico muito com essas características.
Por isso, estou sempre me atualizando para pode levar o melhor de mim até você, seja leitor, cliente e/ou amigo. Meus principais focos de estudo foram e continuam sendo o coaching, a Psicologia Positiva, liderança, ferramentas de autoconhecimento, ou seja, todo e qualquer estudo que me ajude a entender melhor o ser humano para atuar em prol do seu crescimento pessoal e profissional.
Quais são os focos de atuação do Calanchoê
Quem me acompanha aqui há mais tempo deve se lembrar que o meu trabalho como empreendedora começou com o blog, passando pelos atendimentos de coaching de carreira/ universitários e se expandindo com a Consultoria de RH em empresas.
Hoje costumo dizer que sou um “RH” ambulante (risos). “Está bem, Cris, mas o que você quer dizer com isso?”. Bom, minha carreira foi toda desenvolvida na área de Recursos Humanos, o que me gerou uma boa bagagem de experiência que posso dividir com os meus clientes hoje em dia.
Atualmente, meu foco de atendimento se expandiu da pessoa física para a pessoa jurídica.
Pessoas me procuram para trabalharmos o coaching de carreira, para ajudá-las a prepararem seus currículos, bem como para as entrevistas de emprego. Universitários, principalmente no último ano da faculdade, me procuram para ajudá-los nesse período de tantas dúvidas e incertezas. Nas empresas, realizo treinamentos, palestras, faço recrutamento e seleção, ajudo empresas a estruturarem seus RH’s e a diagnosticarem suas principais necessidades.
Nessa caminhada, fiz trabalhos com amigas, que se tornaram parceiras e clientes, sempre zelando pelo movimento de troca e respeito, tendo como foco a excelência da emprega dos trabalhos que nos comprometemos a fazer.
Como é caminhar junto ao seu propósito?
Caminhar junto ao meu propósito é libertador! É aquela sensação de flow e felicidade, sabe?
Ter como propósito cuidar das pessoas, ajudá-las a criar consciência sobre quem são e sobre quais são seus superpoderes e a se sentirem mais confiantes por meio do autoconhecimento é um grande presente pra mim.
Foi uma caminhada longa até aqui. Um movimento incansável de olhar pro meu EU interior e entender quem eu sou considerando meu lado luz e sombra. Foram atos de coragem, de deixar uma carreira em uma grande multinacional e enfrentar o mercado sozinha. Mas, sabe, algumas renúncias aconteceram, não vou mentir para você. Os ganhos têm sido maiores, com toda certeza.
O que esperar do futuro?
Futuro? O futuro já é amanhã. Então, quero continuar fazendo o que amo alinhado ao meu propósito. Afinal de contas, o meu negócio é trabalhar com gente.
Quero continuar investindo no meu conhecimento para dividir informações consistentes e atualizadas. Sempre.
Quero, cada vez mais, deixar a minha marca nos trabalhos que faço e nas pessoas que atendo. Realizar trabalhos personalizados, feitos com respeito, com escuta ativa, pensando e agindo para que aquela pessoa ou aquele negócio cresça e prospere é o meu objetivo.
Conclusão
Para finalizar, posso dizer que foi uma delícia reviver esse ano de 2019 com vocês.
São ótimas recordações e o fato de saber que estamos crescendo me traz muita felicidade e paz interior.
Aquele bebê alemão está se tornando uma criança cheia de energia e vontade de experimentar novas experiências mais e mais. Eu realmente só tenho a agradecer.
Ah, gostaria de agradecer algumas pessoas pelo apoio constante. Obrigada, Bas, meu amor, por me apoiar nesse projeto. Obrigada aos parceiros em projetos, aos queridos clientes, amigos, familiares e seguidores por todas as experiências vividas, por acreditarem em mim e por estarmos juntos, de uma forma ou de outra, nessa caminhada.
Parabéns, Calanchoê! Obrigada por me proporcionar ser quem eu sou na minha melhor versão! Que venham mais anos! Viva!
Forte abraço e até o próximo post!