Gratidão é a capacidade de reconhecer alguém ou alguma coisa, é sinônimo de agradecimento.
E, assim como o otimismo, é algo muito importante de se sentir.
Ela desperta emoções positivas, torna a sua vida melhor e, com toda a certeza, mais feliz. Mas você sabe como desenvolvê-la?
Neste post, vou compartilhar uma dica de um exercício que eu pratico e ajuda bastante. Confira!
O que é gratidão
É uma palavra que deriva do latim, origem “gratia” que significa agradecimento. Ter gratidão é o mesmo que ser grato, ser agradecido.
Benefícios da gratidão
Gratidão é uma palavra poderosa. Tanto é que alguns estudiosos da neurociência comprovaram que a sua contínua utilização em diversas situações e momentos da vida tem o poder de alterar nosso cérebro.
Com isso, ela influencia fortemente a nossa vida. Pesquisas científicas também comprovaram que, quando sentimos gratidão, liberamos o neurotransmissor dopamina.
Assim, ativamos o sistema de recompensa do cérebro. Isso gera uma sensação ainda maior de bem-estar e prazer no corpo.
Por isso, pessoas são agradecidas sentem mais emoções positivas e demonstram mais vitalidade.
Por outro lado, quem recebe esse sentimento de outra pessoa, sente-se reconhecido e motivado a fazer as coisas de maneira ainda melhor, independentemente do que seja.
Ao investigar cientificamente a felicidade, a Psicologia Positiva identificou a gratidão como propulsora de emoções positivas.
Em seu laboratório de pesquisa, na universidade da Pensilvânia, nos EUA, o Dr. Martin Seligman evidenciou que ser grato, e expressar isso por escrito, é capaz de promover o bem-estar como nenhuma outra intervenção.
Ou seja: sabe aquele WhatsApp ou aquela mensagem no Instagram? Faz muito bem para você e para o próximo :).
Quando expressamos gratidão?
Podemos expressar gratidão em qualquer situação ou momento de nossas vidas. Isso vai desde agradecermos por sentirmos o calor do sol em nossa pele após um inverno rigoroso até por termos conseguido uma promoção no trabalho.
O ato de agradecer deve se tornar um hábito saudável. Afinal, a cada vez que agradecemos algo, estamos alimentando emoções positivas.
Além disso, também aprendemos a dar a real importância às coisas boas da vida, não deixando que sejamos contaminados pelas emoções negativas.
Só para exemplificar, é como se acontecesse dessa forma: estou diante de um lindo jardim, que por ser final de primavera, tem flores lindas e vibrantes, mas também flores murchas e secas por terem sido as primeiras a florescer.
Diante dessa cena, existem duas opções: olhar o jardim e reconhecer sua beleza e diversidade, agradecendo por estar ali ou focar nas flores murchas e secas, não aproveitando e nem agradecendo aquela beleza diversa e o momento vivido.
Qual opção você escolheria?
Como exercitar a gratidão
Bom, aqui vai uma dica simples e poderosa de um exercício que ajuda a trabalhar a gratidão.
Lembro que a disciplina, a vontade e o comprometimento são peças-chave para que você incorpore esse hábito à sua vida.
Depois disso, pode ter certeza de que você vai praticar a gratidão naturalmente.
Mas vamos ao exercício:
- Antes de dormir, pare por uns minutos, concentre-se e pense em 3 coisas que aconteceram no seu dia e que você gostaria de agradecer.
- Se possível, registre a data e os fatos em um caderno.
- Faça isso todas as noite até que se torne um hábito.
- Esteja atento a como você se sente após fazer o exercício. Com o tempo observe quais são os benefícios que ele te traz.
Por fim, lembre-se sempre de ter a gratidão como uma importante ferramenta para sua vida e seu bem-estar. Afinal de contas, agradecer é se alimentar de emoções positivas.
Pelo que você é grato hoje?
Muito obrigada por ter chegado até aqui.