A popularização dos diversos cursos formadores de coaching fez com que as pessoas tenham que ter alguns cuidados ao escolher o coach para o seu processo de coaching.
É provável que essa “explosão” de coaches tenha acontecido em virtude do fato de que, atualmente, quem cansou da profissão e quer fazer algo novo ou não sabe o que fazer, torna-se coach.
Pelo menos é isso que tenho escutado com certa frequência. O que me preocupa, visto que essa ideia traz a sensação de que coach é uma profissão “tapa buracos”.
Mas, neste texto, você vai descobrir qual é a melhor forma de escolher o coach certo para você. Confira!
Como escolher o coach certo
Pensemos: por que será que aconteceu esse “boom” na quantidade de coaches espalhados por aí?
Deixo aqui alguns pontos que acredito serem relevantes:
- Falta de critérios dos institutos de formação em coaching, que absorvem pessoas sem nenhum vínculo ou afinidade com essa prática.
- Um curso de formação em coaching a cada esquina, sem critérios e qualidade de ensino.
- Pessoas sem formação nenhuma na área de Ciências Humanas. Elas ainda passam a atender, mesmo que não tenham ideia do impacto de suas palavras no indivíduo que atendem.
- Falta de regulamentação da profissão, absorvendo qualquer tipo de profissional em sua formação e prática.
Por isso, deixo aqui meu alerta: esteja atento aos cuidados para escolher o coach para o seu processo de coaching. Seja criterioso. Busque entender a formação e o histórico profissional, incluindo sua prática como coach.
Além disso, veja também se você se sente à vontade com o profissional e se confia 100% no seu trabalho. Dessa maneira, acredito que o processo será muito mais proveitoso.
Agora que você sabe tudo isso, se você tem vontade de se envolver em um trabalho de desenvolvimento pessoal, ótimo! O coaching pode ser um momento de muito crescimento, de novas descobertas e de reconexão consigo mesmo. Por certo, é uma oportunidade e tanto para uma grande transformação.
Investir no seu autodesenvolvimento é ponto-chave para o sucesso.
Forte abraço e até o próximo post!