Você já ouviu falar sobre Mindfulness? Esse conceito tem sido muito debatido nos últimos anos, e o mindfulness no mundo corporativo tem ganhado cada vez mais espaço.
Para entender melhor, confira o texto!
Mindfulness: o que é
No Ocidente, a palavra Mindfulness foi traduzida como “atenção plena”, “observação clara” ou “consciência plena”, entretanto, podem ser consideradas outras possíveis traduções como: “memória” ou “recordar”, no sentido de que para que algo seja lembrado, precisa ser vivido com atenção ou consciência plena.
Em 1979, com a fundação do Centro de Mindfulness da Universidade de Massachusettts (EUA) e o desenvolvimento do “Programa de Redução de Estresse Baseado em Mindfulness” (Mindfulness-Based Stress Reduction Program, MBSR) por Jon Kabat-Zinn, Mindfulness teve seu marco inicial.
Jon Kabat-Zinn definiu Mindfulness como: “a consciência que emerge quando prestamos atenção, de propósito, no momento presente e sem julgamentos”.
Mindfulness no mundo de hoje
Atualmente, vivemos em um mundo no qual o avanço da tecnologia tem permitido a rapidez no acesso às informações, o que é muito positivo, mas por outro lado, as exigências internas (pessoais) e externas (ambiente) aumentaram significativamente, na nossa vida pessoal e profissional.
O conceito da “multitarefas”, os excessos, todo o estresse e a correria do dia a dia tem nos levado a agir no chamado piloto automático, ou seja, estamos tão habituados a realizar determinadas atividades que começamos a realiza-las sem “pensar” ou melhor sem atenção. Isso facilmente pode ser percebido quando chegamos a algum lugar de carro e já não lembramos o caminho que foi seguido ou quando terminamos de ler a página de um livro e já não sabemos o que foi lido. O estresse diminui a nossa qualidade de vida e nos torna mais vulneráveis a doenças físicas e emocionais.
Sendo o ambiente de trabalho, muitas vezes, um agente estressor, as técnicas de Mindfulness tem sido utilizadas por empresas em todo mundo, dentre elas: Google, IBM, 3M, Facebook, Apple, Nike, Instagram, Yahoo, Mead Johnson Nutrition.
O Google, em especial, desenvolveu um programa baseado em Mindfulness chamado Busque dentro de Você (Search Inside Yourself). O programa desenvolvido por Chade-Meng Tan um dos engenheiros da empresa, tem como proposta o autoconhecimento, sendo ele, a principal ferramenta para o desenvolvimento da inteligência emocional através da meditação.
Como Mindfulness funciona
As práticas de Mindfulness se utilizam de recursos da meditação com determinadas âncoras, chamadas âncoras meditativas, para que a mente permaneça no momento presente e focada na atividade proposta.
A utilização dos programas de Mindfulness tem se tornado cada vez mais úteis no manejo de emoções e melhora da qualidade de vida, visto que, foi amplamente estudado, principalmente, no auxílio da redução do estresse, ansiedade, depressão e dor crônica.
Hoje é sabido que, alterações cerebrais podem ocorrer com a prática constante de meditação e por isso, cérebros de meditadores “funcionam diferentemente” dos cérebros de pessoas que não meditam. Diversos estudos vem sendo realizados com a utilização de exames de Ressonância Magnética e mostram que as áreas cerebrais mais relevantes com a meditação são: o córtex cingulado anterior, relacionado a atenção; a ínsula, relacionada com a consciência do próprio corpo e diversas sessões do córtex pré frontal, que estão relacionadas com a regulação das emoções (Holzel et al, 2011).
Desta forma, a prática constante de Mindfulness pode nos auxiliar a reconhecer os pensamentos, emoções e sentimentos e melhorar a nossa relação com eles. Diminuir a reatividade e a impulsividade, e nos permitir fazer escolhas conscientes sobre as nossas ações cotidianas.
Ao praticar Mindfulness conseguimos pensar e discernir antes de reagir com impulsividade e praticamos a chamada Escuta consciente e a Pausa intencional, tão importantes durante a atividade profissional.
O desenvolvimento da habilidade da atenção plena nos auxiliará a tomar decisões mais assertivas e conscientes, diminuindo assim, a possibilidade de erros, falhas de comunicação e desentendimentos. Também favorecerá o desenvolvimento de quatro princípios fundamentais: foco, clareza, criatividade, empatia e compaixão e nos tornará líderes mais conscientes.
Mindfullness no mundo corporativo: benefícios
- Redução e prevenção do estresse relacionado ao trabalho e outros riscos psicossociais (esgotamento laboral ou burnout, assédio moral ou mobbing);
- Aumento da satisfação no trabalho e melhora do ambiente laboral;
- Maior rendimento no trabalho e aumento da criatividade;
- Melhora da empatia com clientes/parceiros e entre os colaboradores;
- Redução do absenteísmo e melhora da saúde em geral.
Conclusão
Os conhecimentos de Mindfulness podem ser levados para a vida profissional como uma excelente ferramenta que viabiliza a melhora na qualidade de vida e no bem estar como um todo.
Abraços e obrigada,
Renata Megale Soares
Profa Yoga e Mindfulness