Esses dias, tenho pensado sobre o que escrever neste aniversário de 5 anos do Calanchoê. Sendo assim, comecei a fazer uma retrospectiva que me levou à Alemanha, onde tudo começou.
Puxei pelas principais memórias e me dei conta de que tenho mais memórias boas do que havia me dado conta. Isso me deixou feliz. Afinal, são essas que nós levamos para toda vida e nos abastecem de forma saudável.
Como é importante construirmos lembranças, principalmente positivas e em uma equação em que prevalecem as positivas ao invés das negativas.
Posso afirmar para você que, em 5 anos de empreendedorismo, construí mais memórias positivas do que negativas regadas a boas histórias, diversas situações para aprender e me aprimorar, pessoas incríveis para trocar e boas experiências para vivenciar.
As memórias são fundamentais para escrevermos a nossa jornada nesta existência, pois elas são o reflexo do nosso amadurecimento conectado a nossas escolhas.
Esse texto de comemoração do aniversário do Calanchoê será sobre memórias, memórias que dividirei com você com carinho. Então vamos lá!
Tudo começou com um texto…
Esse texto foi o começo de tudo. Deixei a vergonha de lado e comecei a dividir com o mundo meu conhecimento, percepções e experiências através das redes sociais e da internet.
Eu tenho essa memória muito vívida em mim. Tanto é que, se eu fechar os olhos, lembro do gosto do cappuccino que estava tomando, da temperatura da sala e da paisagem de outono que a imensa janela da minha casa me apresentava.
Eu nunca imaginaria que aquele texto me levaria à criação do Calanchoê Coaching e Desenvolvimento Humano e a 5 anos de história. Naquele momento, era apenas uma tentativa de usar o meu potencial, dividindo com outras pessoas através da escrita, bons anos de experiência no mundo corporativo.
Estava vivendo um momento sabático, algo até então inimaginável por mim, porém fundamental para que eu descansasse de muito anos puxados de trabalho, que resultaram em um burnout. Foi assim que pude refletir sobre a Cris na sua melhor versão, sobre o meu propósito e sobre como colocar tudo isso em prática sendo mais feliz profissionalmente.
Meu primeiro congresso de Psicologia Positiva
Em meio à uma mente palpitante de ideias e questionamentos sobe meu rumo profissional, surge o congresso de Psicologia Positiva em Lisboa. Não tive dúvidas, me matriculei na mesma hora, liguei pra uma amiga que mora lá e comprei a passagem aérea.
Como foi importante participar daquele congresso e me sentir em casa. Conhecer tantos profissionais referências em PP, me apoderar de suas contribuições e ter a clareza de que eu queria seguir com nessa linha de trabalho.
Terminei o congresso feliz, mais segura e com maior clareza do rumo profissional que escolhi tomar.
Os primeiros clientes de coaching
Voltei do congresso cheia de ideias e de coragem pra dar forma ao blog e ao meu trabalho. Os textos teriam mais foco e eu poderia divulgar meus trabalhos de coaching nas comunidades de brasileiros na Alemanha.
Assim eu fiz e as pessoas começaram a chegar, tanto do Brasil quando da Alemanha.
Essa dinâmica me fazia muito bem, afinal eu tinha meu trabalho de novo, minha mente estava ativa intelectualmente e minha energia estava sendo gasta com algo que realmente eu sentia prazer em fazer. O sentimento de realização profissional havia voltado a me nutrir.
Inclusive, gratidão aos meus primeiros clientes, pessoas que confiaram em mim e no meu trabalho, pessoas que eu puder ajudar a expandir a consciência e serem ou estarem mais perto de suas melhores versões.
O propósito sendo fidelizado
“A sua missão está onde se cruzam os seus talentos com as necessidades do mundo.”
Autor desconhecido
Falar sobre propósito é falar sobre a minha missão nessa existência. Entender isso não é algo fácil, mas quando conseguimos entender e praticar, é libertador e uma felicidade satisfatória.
O propósito deve estar atrelado a algo que te faça sentido e gere significado. Como disse Viktor Frankl: “ o significado da vida é dar significado a vida.”
O meu propósito está vinculado a trabalhar com pessoas e isso eu sabia desde sempre, porém faltava algo nisso que demorei um tempo pra entender e precisei amadurecer e viver situações de vida que me levaram a essa maior clareza.
O meu propósito continua alinhado com tudo que eu faço refletido na certeza de que estou aqui para trabalhar com as pessoas e ajudá-las a despertar e reconhecer os seus potenciais, as suas forças pessoais, o seu propósito e a sua motivação pela vida refletiva em seu trabalho. Para isso, o foco no autoconhecimento e em uma vida vivida com sentido são fundamentais.
Quero ajudar as pessoas a terem mais consciência sobre si, sendo assim a melhor versão de si mesmas.
Sigo meu trabalho tendo como base a Psicologia Positiva, o respeito pelo próximo e suas diferenças, trabalhando o autoconhecimento e pensando e zelando por uma gestão organizacional humanizada.
No texto de celebração dos 2 anos do Calanchoê, você poderá ler mais sobre o meu propósito. Ah, importante dizer que ele vai amadurecendo a cada ano, a cada vivência.
Conclusão
Eu concluo esse texto de celebração e memórias tendo a certeza de que as memórias boas no cérebro precisam ser trabalhadas. Afinal, nosso cérebro tem a tendência muito natural de “grudar” as memórias ruins e se não cuidarmos disso, elas vão tomando conta de nós e nos deixando pessoas amargas, frustradas e infelizes.
É de extrema importância que percebamos esse movimento do cérebro para podermos fortalecer as memórias boas, nos nutrindo delas. Elas devem ser trabalhadas, lembradas e valorizadas para estarmos mais felizes e mais inteiros emocionalmente.
Gratidão às minhas memórias positivas, à Psicologia Positiva, por ter me mostrado como esse cultivo acontece na prática, aos meus clientes, parceiros, amigos, a minha família, ao meu querido Bas e ao Calanchoê por acreditarem em mim, confiarem no meu trabalho e me darem a possibilidade de ser a minha melhor versão.
Parabéns, Calanchoê! Que venham mais muitos anos de boas memórias! Conte comigo para construí-las e cultivá-las.
Com carinho, um forte abraço,
Cris
8 comentários
M Fernanda GC Verdenacci
março 10, 2023 at 10:36
Parabéns pelos 5 anos!!! Admito muito o seu trabalho, a sua sensibilidade e a forma como vê as pessoas! Sucesso sempre amiga!
Cristiane
março 12, 2023 at 15:21
Obrigada querida amiga. Foram 5 anos de muita dedicação e amor pelo trabalho e pelas pessoas.
Eu nem conseguiria fazer diferente disso.
Luciana Moretti
março 10, 2023 at 20:07
Parabéns pelo sucesso!
Seu trabalho é lindo e você é inspiração amiga.
Cristiane
março 12, 2023 at 15:23
Obrigada amiga querida!!
Adriana Altheman
março 11, 2023 at 06:32
Cris, tive o privilégio de trabalhar com você alguns anos, você é uma pessoa maravilhosa e iluminada, de grande caráter e capacidade. Tenho certeza que durante esses 5 anos do Calanchoê muitas pessoas foram desafiadas e aprenderam muito com você. Seu sucesso é fruto da sua capacidade. Parabéns, orgulho de você!
Cristiane
março 12, 2023 at 15:28
Oi Dri querida!! Gratidão pela sua mensagem.
Com certeza os anos que passamos trabalhando juntas colaboraram para que eu crescesse e me tornasse a profissional que sou.
Muito obrigada pela nossa parceria no trabalho e na vida.
Um grande abraço!!
Sylvia Leite
março 14, 2023 at 08:26
O Calanchoê surgiu em um momento muito particular, fora da zona de conforto, fora do Brasil e um período de muita reflexão. As flores do Calanchoê estão cada vez mais coloridas e mais bonitas – tudo isso é fruto de muito profissionalismo, muita competência e muita dedicação e amor pelo que se faz. Parabéns, Calanchoê e parabéns, Cris, pelo excelente trabalho!
Que as flores dos próximos anos se multipliquem mais e mais!
Cristiane
março 15, 2023 at 03:48
Oi Syl, obrigada pela lembrança e pela linda mensagem.
Você participou desse comecinho, dessa construção e foi muito bom ter o seu apoio.
Que mais flores floresçam … mais e mais …
Beijos,
Cris