Como você se vê daqui a cinco anos? Já parou para pensar nisso? Fazer esse tipo de pergunta para si mesmo é muito importante e ajuda a entender quais aspectos podem e devem ser melhorados a fim de que você atinja os seus objetivos.
E, quando você se questiona sobre isso, automaticamente, está pensando no seu autodesenvolvimento pessoal e profissional.
O que é autodesenvolvimento
O termo é composto pela palavra “auto”, que faz referência ao indivíduo em si, e “desenvolvimento”, que é um ato de criação e aperfeiçoamento de algo. Isso pode ser aplicado aos campos profissional, pessoal, intelectual, físico, emocional, etc..
Dessa forma, podemos definir autodesenvolvimento como um processo de aquisição de novas características e habilidades e ampliação das características positivas que nós já temos, quebrando nossos padrões já existentes.
Contudo, tudo isso acontece conforme a proatividade do próprio indivíduo, que se responsabiliza pela sua evolução com atitudes, recursos e ações que levem à ela. Ou seja, a pessoa torna-se, de fato, protagonista da sua vida.
Por que devo me autodesenvolver?
Acima de tudo, é por meio do autodesenvolvimento que as pessoas conseguem crescer, mudar, amadurecer e atingir as suas metas.
Para se tornar a pessoa que você deseja ser, não só no âmbito da vida pessoal como também no profissional.
Com toda a certeza, quem se propõe a embarcar nesse processo com o propósito de tornar-se uma pessoa melhor, torna-se também mais adaptável a mudanças. Além disso, é comum que, com o tempo, o indivíduo tenha mais facilidade em lidar com os desafios cotidianos.
Ao mesmo tempo, o processo de autodesenvolvimento promove o aprendizado e os questionamentos constantes. Com toda a certeza, por causa dele, é possível aprender novos conceitos, novos comportamentos e até mesmo adquirir uma nova postura de vida.
E, de acordo com os dados do Google Trends, as pessoas têm buscado bastante por essa palavra. Isto é, houve um aumento repentino no volume de buscas pelo termo “como me desenvolver” no buscador.
Autodesenvolvimento pessoal X profissional
Por mais que pareça óbvio, o autodesenvolvimento pessoal se refere à vida, ao cotidiano. Enquanto isso, o autodesenvolvimento profissional remete aspectos do trabalho.
No entanto, você sabe que pontos podem ser desenvolvidos em cada um deles?
Muitas pessoas são extremamente bem-sucedidas profissionalmente mas têm uma vida particular desastrosa, ou até mesmo inexistente.
Nos dias de hoje, em que o mercado está cada vez mais competitivo, é frequente que as pessoas se deixem de lado. Como resultado, elas acabam perdendo características básicas inerentes à natureza humana.
A Semente da Vitória
Só para ilustrar, o livro “A semente da Vitória” aborda muito bem esse assunto. Na obra, Nuno Cobra, conceituado preparador físico, conta como desenvolveu seu “Método Nuno Cobra” para ajudar as pessoas a buscarem mais qualidade de vida. Cobra é conhecido por ter treinado grandes atletas, como Ayrton Senna. Mas ele foi além: sua metodologia auxiliou inúmeras pessoas a recuperarem a sua saúde por meio da reconexão com a sua mente, corpo, espírito.
Ok, e o que tudo isso tem a ver com o autodesenvolvimento, não é mesmo? Eu respondo: esse é o processo. É se conhecer, se conectar consigo mesmo e, assim, conseguir desenvolver novas competências pessoais.
Por isso, nesse caso, destaco as relações interpessoais, o amadurecimento como pessoa e abrir a mente para novas ideias.
Por outro lado, no campo do trabalho, podemos falar que o autodesenvolvimento é fruto da curiosidade e da busca pelo aperfeiçoamento do que chamamos de “skills”. Em tradução livre, habilidades. Só para exemplificar, quando você tem um desafio no trabalho e precisa estudar, aprender novas formas de realizar uma determinada tarefa, está se autodesenvolvendo sem nem se dar conta disso.
E é exatamente assim, por meio de pequenas práticas que você chega lá, além de tornar-se uma pessoa muito melhor.
Como é o processo de autodesenvolvimento
Antes de tudo, saiba que, para começar essa incrível jornada, você precisa ter vontade de olhar pra si e querer mudar, para assim evoluir como pessoa e profissional. Ter um norte sobre quem é e onde deseja chegar, é muito importante para que você não se perca no meio do caminho.
Em seguida, recomendo sempre que você faça uma autoanálise. Pense em como e onde você está agora e em como e onde quer estar no futuro. Algo que também pode ajudar é pedir para que pessoas próximas a você identifiquem seus pontos de desenvolvimento.
Logo depois dessas etapas, escreva em um papel quais hábitos e ações você vai precisar ter para conquistar aquilo que deseja. Pode ser um curso de pós-graduação, acordar uma hora mais cedo todos os dias para meditar, etc..
Como o coaching pode ajudar
Mas, se você acha que não vai conseguir sozinho, recomendo muito o processo de coaching. Algumas pessoas têm dificuldade em realizar o que precisam se não tiverem alguém que as auxilie. E está tudo bem, viu? As pessoas são diversas e isso é ótimo.
Certamente, a metodologia do coaching vai ajudá-lo a entender o que precisa ser melhorado e como atingir esse objetivo.
Conclusão
Em resumo, o autodesenvolvimento é um processo em que o indivíduo promove o seu próprio crescimento individual. Lembro que essa jornada é longa e deve ser contínua, já que o autodesenvolvimento é constante.
De fato, a magia disso tudo é que, por meio do desenvolvimento próprio, você floresce e se sente capaz. É possível compreender que nós nos construímos e desconstruímos corriqueiramente. Até porque, “nunca somos, sempre estamos”, como já disse Chico Buarque.
E você, que tal embarcar nessa jornada?