Muitas pessoas acreditam que o processo de coaching faz milagre. Mas por que será que essa ideia surge na cabeça de tanta gente?
Sem dúvida, isso acontece principalmente por conta da forma com que é feita a divulgação do coaching. Dessa forma, existe sim a sensação de que esse trabalho faz milagres. E, acredite: às vezes até eu me pego pensando que talvez seja (risos).
De fato, o coaching traz uma transformação enorme na vida do coachee. Entretanto, acabamos esquecendo de que o ser humano tem um tempo de maturação, amadurecimento e aprendizado para processar novos comportamentos, interiorizar e colocá-los em prática. Esse aspecto deve ser levado em consideração.
Por isso, afirmo que o coaching não é milagroso, assim como o coach não é nenhum santo “milagreiro”.
Esse processo de mudança significativa pode sim acontecer dentro do trabalho de coaching. Contudo, não como um milagre, mas sim como consequência do seu esforço, disciplina, força de vontade e propósito.
Coaching é busca, entrega, persistência, disciplina, vontade e não um milagre.
Isso tudo é uma construção a quatro mãos. Nós unimos experiência, sensibilidade e maturidade do coach com a disposição, abertura, consciência e vontade de olhar para si e promover mudanças por parte do coachee.
Tendo esse compromisso e essa sinergia, com toda a certeza, os ganhos serão imensos e muito significativos.
Forte abraço e até o próximo post!