A busca pela felicidade não é algo recente, pelo contrário: é o grande objetivo de todas as pessoas desde que o mundo é mundo E esse tema vem sendo cada vez mais alvo de interesse.
Mas, sinceramente, não existe uma fórmula infalível ou um mapa para se chegar a esse destino. Apesar disso, existem algumas formas, que nos mostram como ter uma vida mais feliz e é sobre isso que quero falar neste texto. Boa leitura!
É possível ser alegre o tempo todo?
Nas redes sociais, parece que sim. É o fenômeno ao qual denominamos positividade tóxica. A positividade tóxica é sobre a alegria e o prazer acima de tudo, ter que estar bem o tempo todo, ignorar os problemas do mundo e só buscar o lado positivo. Mas, convenhamos: é irreal viver dessa forma e tal postura gera frustração e desgaste emocional.
Então, não, não é possível, e nem humano, ser alegre o tempo todo.
Como construir a felicidade?
A ciência passou a explorar o tema e apresentar caminhos que podem contribuir na construção de uma vida feliz. Não se trata de uma regra. Afinal, cada um pode compreender o que melhor lhe cabe, respeitando seu momento de vida.
Confira, a seguir, alguns caminhos:
Mude a forma de enxergar a felicidade
Olhe para a felicidade não como um destino, algo a ser alcançado, mas de forma indireta. Olhe para os elementos que a sustentam, que, segundo o Professor e Pesquisador Tal Ben Shahar, da Universidade de Harvard, envolve o bem-estar físico, espiritual, relacional, emocional e intelectual. Pequenas mudanças no dia a dia, fazem grande diferença!
Encare a realidade acolhendo a própria humanidade
Aceite que as emoções dolorosas fazem parte da vida. Assim como as positivas, elas têm um ciclo a ser seguido e algo a nos mostrar. Tudo bem não estar bem o tempo todo. Lembrando a importância de buscar ajuda sempre que precisar.
Exercite a presença consciente
Compreenda o valor que mora nos detalhes da vida e nos momentos, dos mais simples aos mais elaborados, e como é possível viver essa experiência, quando de fato prestamos atenção.
Pratique gratidão
Ao agradecer, passamos a valorizar o que temos e a olhar com carinho para a própria história.
Seja gentil
Faz bem fazer o bem. A gentileza aumenta o nível de felicidade de quem pratica e de quem recebe. Além disso, provoca a intenção de se levar adiante, criando uma corrente do bem. A vida fica mais leve quando encaramos a felicidade não como uma obrigação, mas como uma possibilidade de se viver com mais sentido e bem-estar.
Escrito por Mariella Ariano Mesquita
Psicóloga Clínica e especialista em Psicologia Positiva