Confiança que alguém tem em si mesmo, palavra com muito significado para o ser humano. Afinal de contas, ela nos leva ao encontro de uma das coisas mais importantes que temos na vida: a confiança em quem somos. Mas como desenvolver a autoconfiança?
Neste texto, você vai descobrir porque a autoconfiança é tão importante, além de entender como ela pode ser desenvolvida com o intuito de usufruir dos seus benefícios.
Mas, antes de tudo, convido você nesse momento a se perguntar: “como está a minha autoconfiança?“. Em uma escala de 0 (mínimo) a 10 (máximo), o quanto você se sente autoconfiante em relação às coisas da vida?
Autoconfiança: você tem?
Se você ficou em dúvida ao responder as perguntas acima, talvez você não tenha certeza sobre alguns aspectos da sua vida.
Dessa forma, convido-lhe a olhar para si mesmo e para a sua vida de forma a pensar em como trabalhar essa característica tão importante para o cultivo do bem-estar e do florescimento humano. Profissionais da área de saúde, como um psicólogo, psicanalista ou um coach certificado, podem te ajudar nesse trabalho também.
Por que desenvolver a autoconfiança é tão importante?
Como você deve imaginar, a autoconfiança traz muitas vantagens para você e para a sua qualidade de vida.
Só para exemplificar: já pensou viver sem nenhuma insegurança? Tudo seria muito mais fácil, não é? Isso é possível quando você adquire mais confiança em si mesmo.
Ter autoconfiança significa, sobretudo, se sentir capaz de qualquer coisa. Ou seja, qualquer desafio é válido. Você topa porque sabe que vai conseguir, apesar de, muitas vezes, não saber nem por onde começar. Com toda a certeza, é uma sensação indescritível.
Até porque, há momentos na vida em que precisamos tomar as rédeas da situação e acreditar que podemos gerar a mudança necessária.
5 práticas para aumentar a autoconfiança
Assim como vivemos momentos de maior autoconfiança, também há momentos em que ela está mais enfraquecida. Nessas horas, é preciso alimentar a mente com o que temos de melhor, sejam emoções, pensamentos ou até mesmo vivências positivas. Isso é essencial para que paremos e lembremos quem somos, quais são nossas fortalezas e nossos talentos.
Em virtude disso, separei algumas práticas que podem ajudar você a melhorar a sua confiança.
1. Tenha vivências positivas
Como desenvolver a autoconfiança perto de pessoas tóxicas? Difícil né? Conviver com pessoas que te colocam para baixo, assim como a falta cuidado com você mesmo são alguns dos caminhos para a baixa autoestima e, como resultado, para a baixa autoconfiança.
Por outro lado, estar perto de pessoas que reforçam o seu melhor só faz bem. Sabe por que isso é tão positivo? Nosso cérebro tende a lembrar mais do que é ruim. Contudo, quando vivemos momentos de felicidade plena, resgatamos a nossa essência.
2. Celebre as suas conquistas
Isso é muito importante visto que gera um reforço positivo no cérebro. Quando você reconhece e comemora algo importante para você, sente-se mais capaz.
3. Seja mais otimista
Com otimismo, você sempre será capaz de olhar as situações pelo “lado cheio do copo”. Pode parecer clichê (e é mesmo) ou algo bobo, mas pessoas otimistas conseguem ser mais persistentes. Ou seja, você consegue ir muito além e, quando alcançar o que planejou, lembrará do que motivou você a persistir. Além disso, o otimismo faz muito bem à saúde (fica a dica).
4. Faça coaching
Esse processo contribui muito para a construção e/ou reforço da autoconfiança. Até porque a metodologia utilizada no coaching favorece as características que você já tem. Dessa forma, você potencializa as suas qualidade.
5. Trabalhe com o que você gosta
Realizar atividades que nos exigem uma performance dentro do que podemos entregar nos ajudam a cuidar de nossa autoestima, proporcionando mais autoconfiança. Alguns desafios pessoais, por exemplo, desde que saudáveis, também podem impulsionar o que há de melhor em você e trazer à tona confiança.
6. Pense em tudo o que já alcançou até hoje
Os pensamentos são parte importante para desenvolver a autoconfiança. Muitas pessoas tendem a ter uma imagem distorcida sobre elas mesmas. Isso diminui a autoestima e, consequentemente, a autoconfiança. Minha dica é: pense em todas as suas conquistas e realizações. Essa pequena retrospectiva vai fortalecer a fé que você tem em si.
Conclusão
Desenvolver a autoconfiança não é um processo rápido e nem simples. Exige paciência com você mesmo e, sobretudo, autocompaixão.
Por isso, concluo este artigo com a seguinte mensagem: cuide-se! Cuide da sua mente e dos seus pensamentos. Você é o maior presente que pode se dar.
Forte abraço e até o próximo post
2 comentários
Ricardo Silva
julho 22, 2018 at 13:58
Olá! Esse texto me levou a refletir sobre a importância de cultivarmos e cuidarmos da autoconfiança. Acredito que quanto mais autoconfiantes, mais sucesso teremos na vida.
Cristiane
julho 23, 2018 at 14:12
Olá Ricardo! Fico feliz que o texto tenha te levado a reflexão sobre a relação entre autoconfiança e sucesso, pois realmente um caminha com o outro. Pessoas mais auto-confiantes tem uma auto-estima melhor e consequentemente mais sucesso, pois acreditam que são capazes de realizar.