Currículo perfeito: é possível? É bem provável que você já tenha se perguntado porque não foi chamado(a) para aquela entrevista de emprego e, lááá no fundo, pode ter pensado “o que há de errado com o meu currículo?”.
Bom, como recrutadora, posso dizer que não existe um currículo ideal. Afinal, cada recrutador vai olhar para os currículos de forma diferente. Contudo, existem alguns itens essenciais que você precisa abordar nesse material.
Por isso, preparei este post, com nove dicas importantes para que você tenha um currículo que desperte a atenção e o interesse dos recrutadores em te considerarem para os processos de seleção.
Até porque, lembre-se: ter um bom currículo é o primeiro passo na sua busca por uma oportunidade de trabalho. Então, investir tempo em montar um bom material é fundamental.
Vem comigo então que, com certeza, essas dicas vão te ajudar a ter bons resultados nesse desafio. Boa leitura!
1. Crie um currículo equilibrado
Ou seja, nem informações/detalhes a menos e nem a mais, nem tão longo e nem tão curto. Estruture as informações de forma objetiva, destacando os principais tópicos e mantendo uma ordem lógica e clara para facilitar a visualização e o encontro das informações por parte do recrutador.
Imagine que um recrutador recebe milhares de currículos por dia. Dessa forma, até para que seu trabalho seja dinâmico e produtivo, ele vai buscar palavras-chave para encontrar o que precisa. Sendo assim, um currículo focado e bem organizado ajuda a capturar o olhar de seu futuro empregador.
2. Especifique o seu objetivo
A primeira informação, após os dados pessoais, que você dele colocar em seu currículo é o seu objetivo profissional. É interessante que você deixe esse campo em destaque. Só para exemplificar:
- Recursos Humanos/Treinamento e Desenvolvimento
- Finanças e controladoria
- Engenharia de Produto/Engenharia Elétrica
- Supply Chain/Logística
Nesse campo, você não precisa especificar o cargo desejado (gerente de supply chain, coordenador de recursos humanos).
3. Capriche nas qualificações
Primeiramente, de forma resumida, coloque suas qualificações destacando suas principais atuações profissionais. Exemplo:
Recursos Humanos: Responsável pela elaboração, criação e entrega de treinamentos comportamentais, Experiência em Recrutamento e Seleção de diversos níveis (operacional, especialista, gerencial).
4. Coloque sua formação acadêmica
Com toda a certeza, você deve descrever todos os cursos que compõem a sua formação acadêmica (graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado). Utilize sempre a ordem do mais recente para o mais antigo, apontando o ano de conclusão. Exemplo:
- Graduação: Administração de Empresas – Universidade Paulista – 2002
- Pós-Graduação: Gestão de Negócios – FGV – 2017
5. Insira informações sobre idiomas
Ter uma boa fluência em algum idioma, principalmente no inglês, ainda é considerado um “plus” no Brasil.
Coloque o idioma que você estuda ou já domina indicando o nível de fluência em: conversação, escrita e leitura. Exemplo: Inglês Avançado (conversação, escrita e leitura)
Se você já foi avaliado pelo European Framework (quadro europeu comum de referência para línguas), inclua seu nível. Exemplo: Inglês Avançado B2.2 – Europena Framework
6. Descreva sobre suas experiências profissionais
Essa é uma parte muito importante de seu currículo. Aqui, você vai descrever as suas experiências profissionais, obedecendo uma ordem cronológica do mais atual para o mais antigo.
Mas, antes de mais nada, seja objetivo. Coloque em destaque suas principais atividades e de forma organizada.
Você deve considerar estas informações:
- Nome da empresa
- Descrição breve da empresa
- Cargo
- Número de liderados (se você ocupar cargo de liderança)
- Descrição de suas atividades
Exemplo:
Química XYZ Ltda.
(Empresa multinacional americana do rama químico)
Cargo: Gerente de Recursos Humanos março 2018 a atual
Reporte ao: Diretor de Recursos Humanos / Equipe: 5 profissionais
Cargo: Supervisora de Recursos Humanos abril 2015 a março 2018
- Responsável pelos processos de Recrutamento e Seleção
- Avaliação de Competências
7. Insira os cursos complementares
Coloque os cursos mais relevantes para a suas carreira e experiência profissional.
Não há necessidade de fazer uma longa lista. Apenas descreva os mais relevantes (nacionais e internacionais). Exemplo:
- Estratégias para gestão de pessoas – Instituto XYZ/2017
- Recrutamento e Seleção por competências – Instituto XYZ/2015
8. Conecte seu currículo ao LinkedIn
Com o “boom” das redes sociais, hoje em dia temos o LinkedIn que nos ajuda muito na busca por uma boa oportunidade de trabalho.
Imagino que todos conheçam o LinkedIn. No entanto, nem sempre as pessoas sabem como utilizá-lo da melhor forma.
Em um próximo post, vou compartilhar mais informações sobre isso. Mas, nesse momento, é muito importante que você deixe seu currículo alinhado ao seu LinkedIn. Até porque os recrutadores podem estar utilizando as duas ferramentas na busca do candidato ideal e/ou mesmo comparando informações para checar sua legitimidade.
9. Seja simples e use o bom senso
Currículos imensos não fazem sucesso. Seja objetivo, claro e prático. Passe a ideia de maneira eficaz, sempre pensando no melhor entendimento de quem irá ler o seu currículo.
Uma boa busca pela oportunidade ideal começa com um currículo perfeito. Boa sorte!
Se você precisar de ajuda para elaborar ou revisa o seu currículo, eu posso te ajudar. Me envie uma mensagem pelo contato@calanchoe.com que ficarei feliz com o seu contato.
Forte abraço e até o próximo post!
Cris