“Mudar”. Palavra pequena, repleta de significado e diretamente ligada à coragem. E você, tem coragem de mudar?
Há quem diga que mudar é fácil, rápido e simples. Por outro lado, há quem diga que mudar é difícil, trabalhoso, demorado e complexo.
Independentemente do tamanho da mudança, seja como for, a coragem está diariamente ligada a esse processo. Até porque, sem coragem, a mudança não acontece e nem se concretiza.
Mudança: o que é?
Mudar é experimentar o novo, é desfrutar do novo, é criar e testar novas alternativas. A mudança existe com o propósito de proporcionar crescimento, amadurecimento e aprendizado.
Até porque, o processo de aprendizagem só acontece quando aprendemos algo novo. Caso contrário, nos sujeitamos a não evoluir.
Por que a mudança é necessária?
Porque o aprendizado faz com que nos sintamos vivos. Afinal, aprender algo novo passa pela captação dos órgãos dos sentidos e, depois, a informação é processada pela mente. Esse movimento é um estímulo e tanto para nós, seres humanos.
Quero mudar e não sei por onde começar. Como faço isso?
Estimule-se a olhar para as diversas possibilidades que o mundo te oferece. Além disso, tenha coragem de mudar e trazer algo diferente para o mundo.
Ter a experiência de que você tentou algo novo é muito importante para o seu processo de crescimento porque, com toda a certeza, você aprenderá algo diferente com essa experiência. Dessa forma, vai poder se encorajar a mudar com mais rapidez em uma próxima vez.
Não alimente a sensação de querer mudar e, por medo, não tentar. Isso pode trazer a sensação de que você está em dívida com você mesmo.
Tente! Veja o que é possível fazer, mesmo que essa não seja a melhor escolha. Pelo menos você tentou, aprendeu com essa experiência, soube dos prós e contras e se alimentou de coragem para o próximo processo de mudança.
Crie algo novo, tente o novo. Mude e nunca se esqueça de que esse é um processo de aprendizagem saudável que te trará saltos de desenvolvimento importantes para sua evolução.
De onde surge a coragem para mudar?
Ela aparece quando conseguimos lutar contra seu maior inimigo: o medo.
O famoso “frio na barriga” sempre existirá e até nos ajudará com o intuito de nos proteger e nos preservar. Por outro lado, quando o medo ultrapassa as barreiras do frio na barriga, nos bloqueia e, como resultado, nos atrapalha a chegar onde desejamos.
Em outras palavras, quando somos guiados pelo medo, emoções negativas, como o pessimismo, a tristeza e a inferioridade estão no controle.
Já quando temos coragem, emoções positivas como otimismo, gratidão e alegria estão no controle. É ai que conseguimos mudar.
Forte abraço e até o próximo post!