“Eu preciso motivar minha equipe”. Em minha carreira, trabalhando com desenvolvimento de pessoas e organizações, o que inclui líderes de equipe, eu já escutei e ainda escuto essa frase inúmeras vezes. Mas não só isso, vejo a preocupação de muitos líderes em motivar seus times.
Quando estamos à frente de uma equipe, passamos a entregar os resultados por meio desse grupo de pessoas e não mais de forma individual. Por isso, não dá mais pra pensarmos sobre o viés do EU, agora, é sobre NÓS.
Mas como motivar pessoas? Para respondermos como o Estado de Flow pode ser útil para motivar equipes, vamos primeiro entender melhor o que é ele e como ele funciona, para assim fazermos um link com a motivação. Vem comigo nessa leitura!
Mihaly Csikszentmihalyi: conheça o “pai” do “estado de flow”
Mihaly Csikszentmihalyi. É isso mesmo. Esse é o nome dele, um croata erradicado nos Estados Unidos, que ousou pesquisar e teorizar sobre algo que ninguém ainda tinha feito.
Seu objetivo, em seu doutorado, era estudar a criatividade nas artes e entender em qual estado a pessoa entrava quando estava em alta criatividade.
Para isso, ele começou a observar pintores em atividade e posteriormente a entrevistá-los. Uma coisa que chamava muito sua atenção era o estado de concentração que essas pessoas entravam quando estavam pintando. Elas esqueciam de comer, ir ao banheiro, não sentiam estresse e não viam o tempo passar. Ele deu o nome a esse Estado de Flow, ou Estado de Fluxo, em português.
Após finalizar seu doutorado, passou a questionar se esse Estado de Flow acontecia com as pessoas executando outras atividades e sua conclusão foi que sim. O estado de flow pode acontecer quando você está envolvido com qualquer atividade que te gere prazer ou satisfação.
Entenda quando acontece o Estado de Flow
Todos nós podemos entrar em Estado de Flow desde que estejamos envolvidos com uma atividade que nos gere muita satisfação. Sabe aquilo que você gosta de fazer e se sente muito bem por isso? Provavelmente, você entra em estado de Flow.
Confira se você apresenta as características abaixo:
Concentração Profunda
É um tipo de atenção muito focada na atividade que está sendo realizada. Sua atenção está focada no presente, no aqui agora. Os estímulos externos podem até existir, mas você não divide sua atenção com eles.
Distorção do Tempo
Quando estamos em Estado de Flow nossa percepção sobre o tempo fica alterada, sendo que o tempo passa de maneira diferente do relógio e chegamos até a perder sua noção.
Motivação Intrínseca
Sua motivação vem de dentro, do seu interior e não é fruto de estímulos motivacionais que vem de fora, como acontece na motivação extrínseca. Quando você está em Estado de Flow, a satisfação/motivação está no processo e não no resultado em si, ou seja, o “carro chefe” é a motivação intrínseca e não extrínseca.
Conheça os grandes benefícios de estar em Estado de Flow
Existem dois grandes benefícios percebidos quando vivenciamos o Estado de Flow e eles sempre fizeram muito sentido pra mim, desde que eu os ouvi pela primeira vez.
O primeiro, está relacionado ao alto desempenho, pois quando estamos em Flow, estamos no nosso estado de excelência, ou seja, estamos no nosso melhor.
O segundo benefício está ligado a Felicidade, o que é muito interessante, porque não necessariamente quando você está em estado de flow você sente felicidade, porque sua concentração está em “fazer algo”, porém quando a tarefa é finalizada, você se sente muito feliz e satisfeito.
Compreenda como uma empresa pode ajudar a criar o Estado de Flow para motivar equipes
As empresas estão começando a se interessar por essa temática agora. A partir do momento em que elas entendem que promover o Estado de Flow internamente traz ganhos incríveis aos funcionários e, consequentemente, aos negócios, elas começam a investir nessa prática.
Não dá para ignorar a premissa de que “pessoas felizes são mais produtivas”, pois isso já está comprovado cientificamente.
O Google, localizado no Vale do Silício, foi a primeira empresa a investir em treinamento e pesquisa sobre Flow.
Descubra dois pontos-chave para a criação de ambientes em que os colaboradores entrem em Flow
Para criar um ambiente em que o estado de flow motive as pessoas devidamente, é preciso pensar em dois pontos.
Metas Claras
É muito importante que as empresas tenham metas claras, ou seja, os funcionários precisam saber por que e para que estão executando “aquela” tarefa. Associado às metas claras, é fundamental que se tenha feedbacks rápidos sobre a execução da atividade.
Equilíbrio entre habilidades de desafio
Esse equilíbrio é fundamental para que o Flow aconteça e os líderes devem estar bem atentos a isso, para assim orientarem e adequarem as tarefas de seus colaboradores da melhor maneira.
Se estivermos envolvidos com um nível baixo de desafio e nossas habilidades forem bem maiores do que ele, sentiremos TÉDIO, ou seja, não motivados a executar a tarefa. O tédio acontece quando está fácil demais.
Ao contrário também pode acontecer. Temos um nível de dificuldade muito alto em relação ao desafio e nossas habilidades está bem abaixo dele. Isso nos levará a ANSIEDADE. Ficamos ansiosos quando fazermos algo que é mais difícil do que a habilidade que temos.
Conclusão
Quando não temos um equilíbrio entre desafio e habilidade nosso desempenho cai, é inevitável. Mas não é só isso, pois para que entremos em estado de Flow as características e condições, já citadas acima, tem que estar presentes.
Aos líderes e gestores de equipes, deixo essas dicas valiosas para que vocês possam motivar suas equipes e ajudar na promoção de ambientes corporativos mais saudáveis e felizes.
A cada um de nós, cabe cuidarmos das nossas escolhas para que elas nos levam a vivências de Flow no trabalho. Afinal de contas, passamos mais tempo no trabalho do que em nossas casas.
Termos satisfação pelo que fazemos não tem preço, traz felicidade e uma sensação de “ser útil” de “pertencer”.
Forte abraço e até o próximo post!!
Cris