O que as Forças de Caráter têm a ver com superpoderes? Bom, todo super-herói tem um superpoder, certo?! Você consegue pensar no Superman sem sua superforça, supervelocidade e visão raio-X? Ou na Mulher-Maravilha sem seus braceletes mágicos? E o Homem Aranha sem suas teias de aranha?
Pois é! Até então, isso estava restrito ao universo das histórias em quadrinhos ou ao mundo infantil. Mas nós também temos superpoderes! Foi o que Christopher Peterson, um psicólogo da Universidade Michigan, descobriu. E sabe quais são os superpoderes humanos? As forças de caráter.
Mas fique tranquilo porque, após ler este artigo, você vai entender o que são essas forças e porque elas nos tornam seres humanos notáveis. Confira!
O que são Forças de Caráter?
As forças de caráter são forças que todos os indivíduos possuem. São características psicológicas que resultam em comportamentos. Elas dizem respeito à nossa parte saudável.
Ao todo, foram identificadas 24 forças de caráter e cada indivíduo tem essas características em potencialidades diferentes, o que torna todo ser humano um ser único.
Psicologia Positiva e as Forças de Caráter
Para saber quais são as suas Forças de Caráter, usamos o relatório VIA, que é o assessment utilizado pela Psicologia Positiva. Esse relatório vai mostrar as Forças de Caráter em graus diferentes. Contudo, as cinco primeiras forças são muito importantes, são as chamadas de Forças de Assinatura.
Essas forças estão tão presentes em você que você não precisar fazer esforço algum para que elas se manifestem. As Forças de Assinatura podem também ser chamados de nossos superpoderes.
A Psicologia Positiva é a área da Psicologia responsável por um olhar mais assertivo em relação a nós mesmos e ao que temos de melhor. Assim, a partir disso, é possível trabalhar o que precisamos em nós, ao contrário da Psicologia convencional, que parte do diagnóstico da doença.
Quais são os benefícios de conhecer as minhas Forças de Caráter?
Antes de tudo, conhecer as suas Forças de Caráter ajuda a ser mais você, a entender como você interage com você e com o mundo. Isso, com toda a certeza, promove autoconfiança e uma vida mais plena.
Até porque, a partir do momento em que você conhece suas forças, você tem a possibilidade de se autoconhecer e entender no que você é realmente “bom”. Você tem a chance de focar no seu melhor para se desenvolver e não ficar literalmente “dando murro em ponta de faca”, tentando se desenvolver no que você não gosta ou até no que gosta, mas não é seu potencial.
Só para exemplificar, lembro sempre de uma explicação da Prof. Doutora Lilian Graziano sobre isso: “alguém que tenha habilidade nata de tocar piano e o coloque em prática, terá uma grande chance de chegar ao máximo de sua potencialidade, tornando-se um grande pianista, porém alguém que gosta de tocar piano, se esforça para, mas não tem isso como talento, desenvolverá essa habilidade, crescerá, porém não chegará ao seu máximo de sua potencialidade.
Forças de Caráter: a descoberta
Tudo começou na Universidade da Pensilvânia, quando Martin Seligman, fundador da Psicologia Positiva, decidiu convidar Christopher Peterson, um importante psicólogo da Universidade de Michigan, para liderar os estudos das virtudes e forças de caráter em um time de mais de 50 pesquisadores.
Foram estudadas as principais virtudes de diversas culturas em torno do mundo, o que resultou em um relatório chamado de VIA (Character Strenghts and Virtues) contendo 6 virtudes (Sabedoria, Coragem, Temperança, Transcendência, Humanidade e Justiça), das quais derivam 24 Forças de Caráter.
Ryan Niemic, também psicólogo e hoje considerado a maior autoridade em Forças de Caráter no mundo, continuou a pesquisas de Peterson, após sua morte, e nos presenteou com a publicação do livro “Intervenções em Forças de Caráter”, em 2019.
Como uso minhas Forças, na prática?
Bom, na verdade, você já as está utilizando, lembra? Suas forças de assinatura (as cinco primeiras) estão com você o tempo todo, acontecendo de uma forma muito natural e sem pensar.
Entretanto, vou deixar aqui duas dicas sobre como utilizá-las no dia a dia:
- Todas as vezes em que você estiver em uma situação na qual você está tendo bons resultados e gerando sensações de gratidão e felicidade, você vai estar usando as suas forças de caráter. Em especial, as suas cinco primeiras.
- A segunda dica é: pare por um minuto e perceba esses momentos, trazendo as sensações/emoções para o campo da consciência. Esse movimento vai lhe ajudar cada vez mais a conhecer seus superpoderes.
Conclusão
O que te define não são suas forças pessoais, mas o como você as usa. São as escolhas que você faz sobre como utilizar seus superpoderes que lhe ajudarão a alavancar suas outras forças.
A grande questão aqui é como você utiliza suas forças e não as forças de assinaturas em si.
Se você quiser conhecer mais sobre o meu trabalho com as Forças de Caráter e como eu as utilizo em workshops, treinamentos, processos de autoconhecimento, coaching de carreira, trabalhos com grupos e liderança, me envie uma mensagem pelo contato@calanchoe.com. Ficarei feliz com o seu contato.
Forte abraço e até o próximo post!
Cris