“Gentileza gera gentileza”. Com toda a certeza você já ouviu isso em algum lugar, certo?
E você concorda que foi assim que aprendemos? Essa frase já virou um clichê. Entretanto, é a mais pura verdade. Contudo, hoje em dia, infelizmente, nos deparamos com ela mais estampada em algum pedaço de papel ou em nossas memórias primárias do que realmente na prática.
As pessoas perderam ou desaprenderam a serem gentis? O que está acontecendo conosco, seres humanos, que deixamos escapar entre nossas mãos a habilidade de sermos gentis, de agradecermos e de sermos tolerantes?
Neste texto, vamos falar sobre gentileza, gratidão e tolerância, três importantes emoções positivas que têm se perdido no mundo moderno, e como elas são imprescindíveis para uma vida mais feliz.
Boa leitura!
“Gentileza gera gentileza”: o que é ser gentil?
Ser gentil é uma qualidade individual, um comportamento distinto que denota amabilidade e delicadeza.
Nós podemos (e deveríamos) ser gentis com outras pessoas. Como? Só para exemplificar: quando cedemos nosso lugar no metrô para uma senhora sentar-se, estamos praticando a gentileza.
No entanto, também é possível que sejamos gentis com nós mesmo quando respeitamos o nosso sono, vestimos algo que gostamos e estamos perto de pessoas que nos fazem bem.
E a gratidão?
Já sobre a gratidão, podemos falar que, além de ser uma força de caráter, ela é uma das emoções positivas mais estudadas pela Psicologia Positiva.
Mas, antes de tudo, ela é uma poderosa palavra, que, segundo a neurociência, tem o poder de alterar nosso cérebro positivamente.
Pessoas que têm o hábito de agradecer demonstram estarem mais felizes e satisfeitas com a vida, segundo as pesquisas.
Mas, Cris, e a tolerância?
Ser tolerante é a habilidade de exercitarmos a compreensão diante das diferenças. Ser tolerante nos ajuda a caminhar pela vida sendo mais amorosos, tendo mais liberdade e respeito pelo outro e por nós mesmo.
Como ser mais gentil, grato e tolerante?
Gentileza gera gentileza, gratidão gera gratidão e tolerância gera tolerância. Ou seja: é ação e reação, como disse o cientista Isaac Newton sobre a lei da atração.
Pensando nisso, deixo aqui três dicas para cultivarmos essas emoções:
Pratique, pratique, pratique emoções positivas
A prática dessas emoções positivas, assim como de outras, são fundamentais para que se tenha uma resposta positiva, construtiva e feliz. Dessa forma, há maiores chances do ciclo da gentileza, gratidão e tolerância se instalar.
De acordo com Barbara Fredckson, para cada emoção negativa, devemos cultivar três emoções positivas. Essa é a famosa relação 1 X 3, que devemos estar atentos a todo momento.
Faça sem esperar nada em troca
Quando você fizer qualquer um desses movimentos, faça por você em primeiro lugar e não espere nada em troca. Afinal, certamente, você encontrará pessoas que reagirão positivamente e negativamente aos seus comportamentos.
Coloque sentido e significado no que faz
Reconheça a importância em cada movimento de gentileza, gratidão e tolerância para sua vida. Se é importante para você, é porque existe sentido e significado no que você está fazendo.
Por que é importante cultivarmos a gentileza, a gratidão e a tolerância?
Porque são verdadeiros combustíveis para alma. Assim como outras emoções positivas, como o otimismo e a esperança só para ilustrar, nos auxiliam no controle de nossos estados deprimidos, no nosso autocontrole e na nossa autoconfiança.
A gratidão, por exemplo, é tida como a melhor amiga da felicidade, sendo assim, a felicidade está diretamente relacionada a gratidão e vice-versa.
Entendeu por que é importante cultivarmos essas emoções? Elas nos levam diretamente à felicidade.
Conclusão
Vamos concluir este texto com uma pergunta que, na minha opinião, devemos sempre nos fazer, como um convite à autorreflexão.
Que espaço a gentileza está ocupando em sua vida? E a gratidão e a tolerância?
Você já se fez essa pergunta? Inclua ela na sua vida. Afinal, quando conseguimos nos reconhecer nesses movimentos, estamos dando nossos passos para ficarmos mais pertinho da felicidade.
Dessa forma, também temos a chance de melhorarmos e aprimorarmos o que não está muito bom e reforçarmos o que já está bom em nós.
Isso é crescimento. Isso é autoconhecimento. Esse é um dos caminhos para uma vida mais feliz.
Forte abraço e até o próximo post!
Cris
4 comentários
Margarida Castro
novembro 13, 2020 at 15:08
Boa tarde!
Cris,
Belíssimo texto!
Ainda acrescento!
A gentileza são Irmãs da gratidão,e da tolerância,elas são junções dos valores, que não tem preço! Isso chama-se Educação!
Gentileza gera gentileza!🌹
Cristiane
novembro 16, 2020 at 10:24
Oi Margarida! Obrigada pela seu retorno e concordo com vc plenamente quando diz que a gentileza é irmã da tolerância e da gratidão.
São emoções lindas e muito revigorantes de vivermos. Então vamos sempre cultivá-las. Grande abraço 🤗
Marco Antônio de Carvalho
dezembro 7, 2022 at 22:45
Deus é amor, empatia, doação.. não existe legado de amor mais genuíno que o de Jesus Cristo que deu sua vida por nós e também nos deixou muitos ensinamentos. Uma pena a maioria das pessoas se esquecerem disso por questões diversas..
É tão bom sermos alegres, gratos e fazemos o bem.. é tão bom sermos o mais próximo possível de Jesus e de Deus..
Lindas e abençoadas palavras Cris .. tmj amiga .. o/
Cristiane
dezembro 8, 2022 at 14:36
Oi Marco,
Sermos gentis para com os demais é vibrarmos em uma energia positiva de construção de relações saudáveis e mais felizes.
Você é uma pessoa muito gentil e coloca essa força em prática em sua vida.
Obrigada pela mensagem.
Abraços, Cris