A Jornada do Autoconhecimento conta com o auxílio de um questionário eletrônico, que gera um relatório rico em informações sobre o perfil e as forças pessoais do indivíduo, representados através de 4 facetas. O relatório nos permite um olhar mais compreensivo e integral sobre a dinâmica comportamental do participante.
As forças de caráter são forças que todos os indivíduos possuem. São características psicológicas que resultam em comportamentos. Elas dizem respeito à nossa parte saudável.
Ao todo, foram identificadas 24 forças de caráter e cada indivíduo tem essas características em potencialidades diferentes, o que torna todo ser humano um ser único.
As 24 forças de caráter estão divididas em 6 virtudes: Sabedoria, Justiça, Coragem, Humanidade, Temperança e Transcendência.
Esse relatório nos mostrar as Forças de Caráter em graus diferentes. Contudo, as cinco primeiras forças são as chamadas de TOP 5, ou seja, são aquelas que mais nos representam.
Nele também identificamos nossas Forças de Assinatura, que são forças essenciais em nós, não vivemos sem o uso delas e elas nos representam muito bem. Podem estar em qualquer classificação do nosso relatório.
Segundo o Psicólogo de Harvard, Howard Gardner, uma inteligência implica na capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos que são importantes num determinado ambiente ou comunidade.
Ser inteligente então, é ser capaz de interpretar os fenômenos adequadamente, e acima de tudo, saber responder efetivamente às exigências da vida.
Nesta etapa, o relatório apresenta nove inteligências com percentis correspondentes às respostas do participante, o que significa seu grau de habilidade em cada uma delas.
O recurso de estímulo ao autoconhecimento do Tipo Psicológico é baseado na teoria dos Tipos Psicológicos de Carl Gustav Jung, bem como nos incrementos teóricos apresentados pelas autoras Katharine Briggs e Isabel Briggs Myers.
Seu objetivo é mostrar a tipologia psicológica do participante, assim como suas principais tendências de comportamento, pontos que devem ser melhorados e estratégias de desenvolvimento, a partir de suas respostas dadas a situações comuns do cotidiano, do trabalho, da vida pessoal e social, entre outras. O resultado é fornecido com base em tendências comportamentais composto por quatro letras, no qual cada letra representa um dos dois polos:
FONTE DE ENERGIA PESSOAL
X – Busca de energia fora de si
N – Busca de energia dentro de si
FORMA DE PERCEBER A REALIDADE
C – Concreta – pelo uso dos cinco sentidos e observação dos detalhes
I – Intuitiva – pelo uso do sexto sentido e compreensão do todo
FORMA DE AVALIAR AS SITUAÇÕES E TOMAR DECISÕES
R – Razão e lógica impessoal são considerados primeiramente
S – Sentimentos e relacionamentos são considerados primeiramente
ESTILO DE VIDA
M – Método, sempre que possível
E – Espontaneidade, sempre que possível
A Dinâmica da Espiral trará ao participante informações relacionadas ao seu nível de consciência e valores (novos valores e valores ancestrais). De acordo com suas respostas, o participante terá acesso aos 8 níveis de consciência, representadas por cores, e o percentual correspondente a cada um deles, adquirindo, portanto, uma visão de como seus valores estão guiando sua vida.
O pioneiro nos estudos dos estágios do autoconhecimento a considerar um sistema a partir da dinâmica da espiral foi Clare Graves e foi Don Beck, um dos seguidores de Graves, a aprofundar e aperfeiçoar significativamente essa teoria.
Don Beck, demonstrou que os níveis de desenvolvimento (ou ondas) não são fixos, e sim, fluidos, resultando em um entrelaçamento, uma teia de valores que se sobrepõem dando origem a uma espiral ascendente e dinâmica. Esses níveis foram divididos pelos autores em oito cores que são apresentadas no Recurso, sendo cada uma representação de onda do desenvolvimento humano.
O Jornada do Autoconhecimento é uma ferramenta muito completa utilizada com objetivo de promover autoconhecimento ao indivíduo que busca se desenvolver como pessoas e/ou profissional. Você sairá dessa experiência entendendo melhor quem você é, e como utilizar todo esse conhecimento a favor do seu autodesenvolvimento.