Em 2011, quando me certifiquei como coach, essa profissão ainda estava no começo no Brasil. Então, como confiar no coaching?
Poucas pessoas tinham conhecimento e acesso à ela. Até porque, as escolas que formavam os profissionais eram poucas e seu nível de exigência era alto.
Naquela época, essa prática era utilizada no mundo corporativo em que a “cadeira” onde você estava sentado definia seu perfil para usufruir ou não desse processo.
No entanto, felizmente, isso mudou com o passar do tempo. Inclusive, hoje, qualquer indivíduo, independente da “cadeira” em que está sentado, tem a possibilidade de se beneficiar do processo.
O coaching, que não é terapia, é terapêutico e veio com a missão de ajudar muitos executivos e profissionais em sua caminhada no mercado de trabalho.
Ele age no processo de ampliação da consciência, ajudando o coachee a identificar e ressignificar comportamentos e posturas, crenças e vivências, com o objetivo de ajudá-lo a tornar-se uma pessoa ou um profissional melhor.
Por que devo confiar no coaching?
Porque estar em um processo de coaching é envolver-se em um trabalho de autoconhecimento. É ir ao encontro da mudança e de uma nova percepção.
Depois do coaching, você vai enxergar as pessoas e os acontecimentos de um ângulo mais otimista e sensível. Além de olhar tudo com menos julgamento e dor.
O coaching faz com que você encontre alternativas, mesmo que acredite que está tudo perdido ou não havia mais jeito de fazer diferente.
Todo esse trabalho é parte de um processo que vai acontecendo aos poucos. Não é um milagre.
Por isso, sim, você pode confiar no processo de coaching. Esteja atento, tenha um profissional com uma boa formação em coaching e na área de humanas/gestão de pessoas ao seu lado. Além disso, tenha por perto alguém maduro, que some horas de atendimento e saiba trabalhar bem com suas demandas.
Quanto ao seu papel nesse processo: venha com vontade de crescer, mudar, de se reinventar e de se autoconhecer. Tenha muita disciplina e comprometimento com o trabalho, pois esses são pontos-chave para o sucesso.
Forte abraço e até o próximo post!
2 comentários
Renata
novembro 26, 2018 at 11:53
Ao passar por um processo de coaching, conheci uma importante ferramenta para o autoconhecimento e isso me auxiliou muito no momento de transição da minha carreira. Obrigada pelo texto esclarecedor. Abraços!
Cristiane
dezembro 16, 2018 at 15:45
Olá Renata! Obrigada pelo seu depoimento. Fico muito feliz em saber que o trabalho de Coaching foi um importante aliado em sua transição de carreira. Abraços pra você também!